A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Solaris


O grande segredo de Solaris é seguir estritamente as suas próprias regras: não existem soluções e sim escolhas. Não há nenhuma pergunta a ser respondida, existem apenas nossas escolhas. E se a sua escolha foi ver um filme fácil de ser entendido, melhor selecionar outra opção. Geralmente os filmes que se passam no espaço mostram os personagens ficando um tanto malucos, só que tudo acaba bem. Existe uma explicação. Para os fãs do cinema alternativo, felizmente, Steven Soderbergh e George Clooney não se preocuparam em agradar.
George Clooney interpreta um médico que viaja para uma estação espacial que orbita o misterioso planeta Solaris. Lá ele tem a missão de descobrir e diagnosticar os tripulantes, que parecem sofrer de paranoia e stress elevado. Ele só não sabia dos mistérios que iria enfrentar e dos conflitos mentais que a viagem lhe causaria.
Baseado em livro de Stanislaw Lem e no filme de mesmo nome do diretor soviético Andrei Tarkovski em 1972, o longa-metragem aborda curiosos temas psicológicos. ´E possível perceber o fascínio em criar histórias em que assistimos a mente humana no seu limite. Para escritores e roteiristas, o espaço é o melhor cenário para apresentar estas questões. Talvez por conta da solidão ser o sentimento mais frequente entre aqueles que resolvem se aventurar como astronautas. Solaris mistura o medo, a solidão, religião, ciência e filosofia. Talvez por isso seja um daqueles filmes em que ver apenas uma vez não é o suficiente. Ele nos força a refletir e tentar nos permitir entender um pouco mais do que somos e queremos. Tudo isso a partir de projeções inconscientes dos personagens, que acabam revivendo antigos dramas.
Um exemplo é que o personagem de George Clooney passa a ter ilusões com sua esposa morta logo depois de adormecer. Solaris mexe com as emoções mais íntimas dos tripulantes da estação que orbita o planeta. Quando reencontra seu antigo amor, o médico é tomado pelo sentimento de negação e se recusa a acreditar no que vê. O mesmo acontece com um outro cientista que projeta a imagem de seu próprio filho, porém vale dizer que o garoto estava são e salvo na Terra.
Prestem atenção nos dialogos. São sensacionais e daqueles que conseguem prender a atenção em todos os instantes. Não deixe de conferir.


 
 
David Hoffmeister fala sobre Solaris....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails