A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

A paz de Deus vem à mente quieta - UCEM

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)

"Não busque mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo" (UCEM)
O Perdão é a chave para a Felicidade... Nada real pode ser ameaçado. Nada irreal existe. Nisso está a Paz de Deus.

Um Curso em Milagres

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Sabedoria pode ser Contagiosa




Até recentemente Kham no Tibete oriental era uma terra inabitada, primitiva, não muito diferente do velho-oeste norte-americano de um século atrás. Não era incomum os clãs ali guerrearem uns contra os outros. A bandidagem reinava, e as regras feudais prevaleciam.
Paradoxalmente, já que haviam poucas pessoas, a vida era simples, e o isolamento facilmente alcançado. Kham também foi por séculos um dos maiores centro de meditação e prática iogue do Tibete.
Bodicita (mente desperta) é um sinônimo com a verdadeira grandeza de coração. Refere-se à mente iluminada imparcial e altruísta de um Bodisatva, um herói espiritual.
Patrul Rinpoche certa vez passeava sozinho nas montanhas rugosas próximas a Markhog, acampando ao ar livre. Ele meditava nos ensinamentos sobre Bodicita de Shantideva a respeito da aspiração altruísta pela iluminação. Era desejo de Patrul ser suficientemente livre de preconceitos para tratar os outros como a si mesmo.
Uma trilha suja e difícil cortava através da cordilheira e ligava os vales de dois clãs inimigos. A sensibilidade meditativa do mestre solitário à violência que o cercava servia para inspirar suas orações e devoções compassivas.
Um dia os lados guerreiros perceberam o vagabundo ao lado da trilha; perguntaram-se quem era ou quem pretendia ser. Encontraram Patrul deitado numa fissura estreita na trilha da montanha, onde todo o viajante via-se obrigado a passar por cima dele. Nessa posição incomum, Patrul podia orar para cada viajante individualmente, na esperança de pacificar suas emoções violentas.
Depois de um tempo, três cavalheiros armados chegaram ao desgastado mendigo próximo a seu frio acampamento. Forcados a parar abruptamente seus cavalos e desmontar, eles exigiram, "Estas doente, aleijado — leproso, talvez? O que há de errado contigo, deitado no caminho desse jeito?"
O despreocupado mestre respondeu, "Não se preocupem, jovens, não pegarão minha doença. É chamada Bodicita, e dificilmente passaria para saudáveis rapazes guerreiros!" Um pouco confusos, os três remontaram e foram embora.
Mais tarde Patrul disse, "Talvez seja contagiosa, essa Bodicita imparcial, pois podemos pegá-la dos grandes praticantes espirituais. Mas nestes dias, apesar de muitos dizerem que a possuem, poucos parecem realmente desenvolver seus sintomas de amor e compaixão altruísta incondicionais."

Então ele orou, "Possam todos os seres sem exceção serem infectados pela preciosa Bodicita."
Miraculosamente, o feudo sanguinário em Markhog logo terminou. O povo local disse que os jovens guerreiros deveriam ter pego a doença infecciosa de paz daquele vagabundo iluminado anônimo que bloqueava a passagem na montanha, a quem nunca mais vir


Fonte:http://www.sintoniasaintgermain.com.br/contos_tibetanos19.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails